Já sabemos que os cigarros tradicionais causam sérios problemas ao corpo. Eles podem prejudicar a sua saúde de todas as formas possíveis, os seus orgãos, o seu sistema respiratório e o seu coração, como alguns exemplos. Eles também podem causar subtilmente danos a curto prazo que influenciam a sua vida diária. Um excelente exemplo: a sua capacidade de saborear.

Os cigarros electrónicos oferecem-lhe infinitas possibilidades de sabores, entre diferentes e-líquidos. Os cigarros tradicionais oferecem-lhe no máximo três sabores: tabaco, mentol e cravo. Na realidade não oferece muita variedade, e os fumadores estão confinados a poucas hipóteses de escolha. Hoje em dia, muitos fumadores estão maravilhados com as opções que agora podem ter e podem usufruir por prazer, uma vez que podem conservar a sua capacidade de saborear e escolher entre infinitos sabores com o cigarro eletrónico.

Os cigarros tradicionais afetam os sentidos do paladar e do olfato drasticamente. Cigarros de tabaco, em parte devido à sua taxa tóxica, queimam as papilas gustativas através do calor que produzem, e uma vez que são produzidos com químicos podem também dizimar as mesmas papilas gustativas. Os fumadores estão familiarizados com o facto de a sua capacidade de saborear ficar comprometida devido ao facto de fumarem, e a maioria fica bastante impressionada com o facto de as suas papilas gustativas recuperarem quando deixam de fumar ou aderem aos cigarros electrónicos.

Outro fator que vem à baila quando compara cigarros tradicionais com os cigarros electrónicos, e como afetam as suas papilas gustativas, é o facto de os cigarros eletrónicos não terem cheiro, o que permite que as suas papilas gustativas funcionem em pleno para aproveitar ao máximo o sabor. O cheiro, caso não saiba, é responsável por grande parte do sentido do paladar; tornando-os intrinsecamente relacionados. E, de um mode geral, porque haveria de querer você perder a experiência de saborear as coisas? É claro que a nicotina e o sentimento que fumar traz é bom para muitos fumadores, mas ter a possibilidade de sentir o paladar novamente compensa o pequeno esforço que tem de fazer ao começar a vaporizar.