cigarro eletronico

No debate internacional sobre a investigação dos cigarros electronicos, as notícias mais recentes nesta frente veio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o grupo internacional de cientistas de renome que estão incitando a agência da ONU para evitar a classificação destes produtos como "produtos de tabaco. "

Em uma carta aberta a Margaret Chan, Diretora Geral da OMS, cientistas de todo o mundo, incluindo Ásia, Austrália, América do Norte e Europa, afirmaram que os cigarros electronicos são uma parte da resposta, e que eles não são o problema, para a luta contra o tabagismo. Eles também afirmaram que eles são produtos de baixo risco, e têm o potencial de reduzir drasticamente o número de mortes e doenças associadas ao tabagismo. Considerando-se que estes são especialistas na área da ciência, há uma esperança  que a OMS levará em consideração a sua posição sobre a utilidade destas alternativas electronicas.

Como mais e mais pesquisas saem no âmbito internacional, os melhores cientistas estão a pressionar para que os e-cigarros sejam vistos como positivos, mesmo citando-os como muito promissores a longo prazo na luta contra o tabaco e as doenças relacionadas com o tabaco. É de conhecimento geral que o tabaco está relacionado com milhões de mortes em todo o mundo, e é um dos fatores que contribuem a aumentar o risco de doenças cardíacas, muitos tipos de cancro e doenças respiratórias graves.

"Esses produtos podem estar entre as inovações de saúde mais importantes do século 21 - talvez salvarão centenas de milhões de vidas. O desejo de controlar e suprimir-los como produtos de tabaco deve ser resistida ", escreveram os cientistas.

Como os cigarros electronicos ainda são produtos recentes, e pesquisas estão  a ser realizadas em todo o mundo, será interessante ver o que o futuro reserva para essa indústria em expansão, especialmente em termos de regulamentação internacional. Nesse meio tempo, é certo que muitos dos principais cientistas do mundo estão dispostos a apoiar a causa em favor de cigarros electronicos, ao ver seus enormes benefícios, e expressar suas crenças para uma grande organização, como a Organização Mundial de Saúde.