Existem semelhanças entre os cigarros electrónico e os de tabaco, mas são produtos absolutamente diferentes. Os primeiros são desenhados como “alternativas” e têm-se mantidos fieis a essa premissa ao longo das inúmeras inovações e reinvenções que têm ocorrido.

Precisa de saber ao certo como é que os cigarros tradicionais e os e-cigarros se diferenciam? Continue a ler!

- Não têm tabaco: funcionam com uma solução de nicotina líquida (caso o e-líquido a tenha), aromas, propilenoglicol e glicerina vegetal. A nicotina é derivada do tabaco, mas não há qualquer vestígio de tabaco nos e-cigarros. Os aparelhos podem ser carregados com líquido, ou vêm com um cartucho já cheio, sem tabaco algum.

- Os e-cigarros são aparelhos reutilizáveis: o cigarro eletrónico é composto por uma bateria e um atomizador. A bateria pode ser carregada inúmeras vezes e o atomizador também, por isso é um produto reutilizável. Somente deve-se comprar e-líquidos e atomizadores (caso estes não produzam mais vapor ou quando o e-líquido começa a ter um sabor a queimado).

- Vapor não é fumo: são semelhantes, mas são completamente diferentes. O fumo é resultado de uma matéria queimada; o vapor é a forma gasosa da água. O vapor não tem cheiro, dissipa-se, e não deixa um rasto de alcatrão como o fumo do tabaco deixa.

- Alimentado por bateria e não por fogo: Os e-cigarros, independentemente do tipo ou variedade, são alimentados por bateria. Os cigarros tradicionais são alimentados por fogo. Existe uma diferença enorme! Mais uma prova de que não irá estar sujeito a combustão!

- Sem aditivos nos e-cigarros: as marcas de e-cigarros são bastante transparentes sobre o que eles contêm. Os e-líquidos são constituídos por uns quantos ingredientes necessários, como água, PG (propileno glicol), GV (Glierina Vegetal), nicotina e sabores. Ao contrário dos cigarros tradicionais, que contêm centenas de químicos diferentes, muitos dos quais são cancerígenos tóxicos.

E isto é algo básico apenas, tendo em conta as vastas diferenças entre o ato de utilizar o cigarro eletrónico e o tradicional. Apesar de muitos tentarem agrupá-los na mesma categoria, existem diferenças muito vincadas, e independentemente do quanto um cigarro eletrónico simule um tradicional, nuca será um cigarro de tabaco.